Todos os efluentes gerados na Central de Tratamento de Resíduos de Blumenau - CTRB, são tratados em estação de tratamento de efluentes – ETE.

Os percolados gerados no aterro classe II, são transportados através da rede de coleta de percolados, passam por um sistema de desarenação, e em seguida são armazenados no tanque de equalização.


Tanques de equalização e pré-aeração


O tanque de equalização também recebe efluentes provenientes do limpa rodas, lavanderia, dos pátios no entorno da usina de tratamento de resíduos, dos tanques da lavação de gases e da própria estação de tratamento de efluentes - ETE.
A estação de tratamento de efluentes - ETE trata também todo o esgoto sanitário gerado no empreendimento.





Estação de Tratamento de Efluentes




Após equalização, o efluente é transferido para o tanque de pré aeração de onde é bombeado para a Estação de Tratamento de Efluentes – ETE para receber tratamento biológico por lodos ativados e tratamento físico-químico antes de ser devolvido ao Meio Ambiente.







Monitoramento



Ponto de Monitoramento

Para conhecer a qualidade das águas do entorno do empreendimento, antes do início da operação, foram realizados ensaios completos. Os resultados servem de parâmetro para monitoramento da região.
Para acompanhamento da operação do empreendimento é realizado Monitoramento Ambiental de acordo com o plano de monitoramento do sistema de gestão ambiental - SGA.

O controle operacional da estação de tratamento de efluentes - ETE é feito em laboratório da CTRB, integrado por profissionais da área. O restante dos ensaios, inclusive o monitoramento do entorno, são efetuados por laboratórios especializados.